Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Raparigas é uma Campanha Internacional que decorre anualmente entre 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A violência é um continuum que toma muitas e diversas formas.

Em 2023 queremos que a UE adote a Diretiva Europeia relativa ao combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica

Eventos e ações

15.12.2023: bE_SAFE

Conscientização sobre a ciberviolência contra mulheres e raparigas – ações promovidas pela PpDM no Agrupamento de Escolas Reynaldo Santos, Vila Franca de Xira

06.12.2023: bE_SAFE

Conscientização sobre a ciberviolência contra mulheres e raparigas – ações promovidas pela PpDM no Agrupamento de Escolas Reynaldo Santos, Vila Franca de Xira

05.12.2023, 18h: Conferência “75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2023)

O que fizemos, onde estamos e quais os novos desafios para a paz?”, promovido por Soroptimist International – Clube Lisboa Caravela, no Salão Nobre da Universidade Aberta, Lisboa. Abertura: Momento musical com Anastasiia Dolapchi, seguido de conferência moderada por Rita Nogueira Ramos com Mónica Farinha e António Ferrari (UNRIC). Conferência hibrída (online)

01.12.2023, 15h: workshop criativo

No Espaço Geraldo Works/ETAV/RAP/Associação Ser Mulher sob o tema da campanha O amor NÃO é cego, a partir do figurado de Estremoz/cocriação de imagens e cartazes.

01.12.2023, 10h: Conversas pela Positiva: Mulheres, Violência e VIH/SIDA

Exibição nas redes sociais do município de vídeo realizado em parceria entre a Associação Ser Mulher e a SERES – Associação de e para mulheres infetadas e afetadas pelo VIH em Portugal.

29.11.2023, 18h: Conferência “A Violência também é uma questão de Saúde Mental”

Promovido por Soroptimist International – Clube Lisboa Caravela, no Salão Nobre da Universidade Aberta, Lisboa. Abertura: Momento de dança alusivo à violência, seguido por conferência moderada por Cristina Ovídio com Graça Vilar e André Tavares Rodrigues.

29.11.2023, 10h: Apresentação de resultados da ETAV/RAP

Apresentação junto da CPCJ de Évora dos resultados da ETAV/RAP e apresentação da campanha O amor NÃO é cego, pela Associação Ser Mulher.

28.11.2023: bE_SAFE Conscientização sobre a ciberviolência contra mulheres e raparigas

Ações promovidas pela PpDM no Agrupamento de Escolas Reynaldo Santos, Vila Franca de Xira

25 e 26.11.2023: Ação de sensibilização da Soroptimist International União de Portugal, promovida pelos Clubes Lisboa Caravela, Caldas da Rainha e Estoril Cascais

Passeio Motard
Percurso: Faro – Porto. Envergando apontamentos laranja os motards de diferentes Clubes irão passar por várias cidades ao longo do percurso.

25.11 a 10.12.2023: Campanha #partorespeitado

Esta é uma Campanha nacional de comunicação sobre Direitos Reprodutivos com: eventos presenciais por todo o país e distribuição de sobrecapas para o Boletim de Saúde da Grávida com 10 direitos inscritos; e online com divulgação dos 10 direitos. Promovida pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto com APEO, APF, APHP, CIG, Doular, Nascer.PT, Samane. Informação detalhada aqui.

25.11.2023, 18h: Inauguração da exposição da artista Di Barros

“O privado é político, práticas e discursos em diálogo” na Biblioteca Municipal de Portel. As obras de arte resultam de trabalho e sessões da artista com sobreviventes apoiadas pela Associação Ser Mulher, numa lógica de cocriação.

25.11.2023: Orange Day em Tavira

Iluminação de edifício público. Distribuição à população de Folheto sobre Orange Day. Palestra sobre “Violência de Género” (parceria com a APAV-Tavira); e divulgação do Orange Day na rádio local. Iniciativas promovidas por Soroptimist International – Clube Tavira

25.11.2023, 16h: Apresentação do livro de Di Barros “Entre casas – subversão da domesticidade”

Debate com a autora, a artista Bia Leitão e Ana Beatriz Cardoso, em representação da Associação Ser Mulher. Na Biblioteca Municipal de Portel.

25.11.2023, 14h30: Aqui só bate o coração

Marcha com performances artísticas e performances comunitárias no Jardim do Lago e Jardim das Artes na Covilhã, promovido pela CooLabora com Câmara Municipal da Covilhã, Academia Sénior da Covilhã, Associação Académica da UBI, ACES Cova da Beira, Casa do Menino Jesus, Casa do Povo do Paúl, Centro de Respostas Integradas, Centro Hospitalar Cova da Beira, Comissão para a Igualdade da UBI, CPCJ da Covilhã, Covilhã a Marchar, Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, EPABI, GNR – Covilhã; PSP – Covilhã, IEFP – Covilhã, Museu de Lanifícios, Ordem dos Advogados – Covilhã, Procuradoria da República de Castelo Branco, Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Segurança Social de Castelo Branco, Universidade da Beira Interior, e apoios da ANIL, ADC e Modatex.

25.11.2023, 11h: Ciclo Beth Moysés – Performance Feminista «Semear no Corpo» da Associação Mulheres Sem Fronteiras

Na MNAC – Galeria Capelo Norte, Chiado.

24-25.11.2023: Cimeira da Igualdade de Género na Dinamarca

A Presidente da PpDM, Ana Sofia Fernandes, é uma das duas convidadas externas que vão participar na Cimeira da Igualdade de Género, nos dias 24 e 25 de novembro. O evento é organizado pelo movimento sindical da Dinamarca. A outra convidada externa é Alexia Fafara, do secretariado do Lobby Europeu das Mulheres que irá abordar a Brussels Call. Workshop Where is gender equality in Portugal?

24.11.2023: Divulgação nas redes sociais do Município de Évora do cartaz da campanha Distrital da Associação Ser Mulher O amor NÃO é cego

Esta campanha reinterpreta o figurado de Estremoz a partir da figura conhecida como “Amor é cego” adaptando-o à temática da violência de género e em relações de intimidade, sendo lançado o repto à recriação dessa figura, de cartazes e mensagens: O amor é (partilha, respeito, igualdade).

24.11.2023: ETAV / RAP: Divulgação nos meios de comunicação social locais

Divulgação dos resultados da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (ETAV) e da Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens (RAP) da Associação Ser Mulher.

24.11.2023, 10h: «Que direitos digitais para as mulheres?» EUROPEIAS 2024

Promovido pela REDE de Jovens para a Igualdade, na Fundação Cidade de Lisboa.

24.11.2023, de manhã: A Educação e o Desporto como ferramentas de promoção da igualdade do género e de capacitação e empoderamento das mulheres

Debates com os alunos do Secundário e os alunos  3º ciclo/ Cursos CEF com o tema  “A Educação e o Desporto como ferramentas de promoção da igualdade do género e de capacitação e empoderamento das mulheres “. Esta ação será realizada em conjunto com as respetivas Associações de pais e em articulação com a Direção e Coordenação da Escola Pedro Santarém, com o Agrupamento de Escolas de Benfica e com a Cruz Vermelha Portuguesa. Esta iniciativa encontra-se alinhada com o ODS 5.

23.11.2023, 17h: Ciclo Beth Moysés – Mesa Redonda e Apresentação do Projeto «Semear no Corpo» 

Mesa Redonda sobre “Género, Violência, comunidade: a educação como subtexto”, organizada pela Associação Mulheres Sem Fronteiras.
Na MNAC – Galeria Capelo Norte, Chiado.

23 e 24.11.2023: Participação e disseminação de publicações

Sobre a violência contra mulheres e raparigas de autoria da PpDM no III Fórum Nacional Contra a Violência Doméstica, no Auditório da PJ em Lisboa.

20.11.2023: bE_SAFE Conscientização sobre a ciberviolência contra mulheres e raparigas

Ações promovidas pela PpDM no Agrupamento de Escolas Reynaldo Santos, Vila Franca de Xira

16.11.2023, 14h: O amor NÃO é cego

Sessão de sensibilização e workshop na Universidade de Évora/Escola de Artes para criação de cartazes e mensagens alusivos à campanha da Associação Ser Mulher.

14.11.2023: envio de Comunicado à imprensa

“A UE está dividida quanto ao crime de violação. As organizações de mulheres são vocais e, unidas, exigem que a violação seja considerada um crime ao abrigo da nova diretiva da EU”.

13.11.2023: envio de ofício

“Posição das organizações de mulheres sobre a Diretiva da UE relativa ao combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica no contexto das negociações do próximo trílogo” dirigido à Ministra da Justiça e com conhecimento para a Secretária de Estado para a Igualdade e as Migrações, REPER, Direção Geral de Política de Justiça (DGPJ) e Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

08.11.2023: Reuniões com Eurodeputadas

Reuniões com as Eurodeputadas portuguesas Sandra Pereira, Maria Manuel Leitão Marques e Graça de Carvalho

26.10.2023: Briefing_EP_The Directive on Violence against Women and Domestic Violence

Com as Deputadas Europeias Francis Fitzgerald (EPP, Irlanda), Rapporteur da proposta de diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica e membro do Comité FEMM, e Evin Incir (S&D, Suécia), Rapporteur da proposta de diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho sobre o combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica e membro do Comité LIBE

22.05.2023: Dia de ação para uma Europa livre da prostituição

Declaração do LEM e da PpDM sobre a proposta de Diretiva europeia relativa ao ombate à violência contra as mulheres e a violência doméstica