Conferência internacional sobre o sistema de prostituição – Encontro abolicionista

Keynote speakers: Cândida Alves e Julie Swede

Ana Sofia Fernandes, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM)

Anna Zobnina, Rede Europeia de Mulheres Migrantes (ENoMW)

Sandra Benfica, Movimento Democrático de Mulheres (MDM)

Ana Mendes, Diretora Técnica da Associação O Ninho

Raquel Véstia, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ)

João Paiva, Chefe de Divisão para a Coesão e Juventude, Departamento para os Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (CML)

Moderação: Sandra Pimenta e Antonieta Lopes da Costa

Inscrições até 01.12.2022 aqui.

Sobre as moderadoras

Antonieta Lopes da Costa

Antes de 1990 esteve na rádio Paris Lisboa como animadora da manhã.

Em 1990, imediatamente a seguir à queda do muro de Berlim, vai para a Alemanha (Berlin) e começa um trabalho como correspondente para várias rádios em Portugal.

Em 1990/91 Consegue num estágio no Parlamento europeu que durou um ano onde estiveram apenas um jornalista de cada país membro.

Nesse ano começa também a colaborar com a Deutsche Welle a rádio de informação internacional alemã, numa redação em língua portuguesa.

Em 1992 é chamada para voltar à Rádio Paris Lisboa, como coordenadora de antena tendo posteriormente sido nomeada diretora em Dezembro do mesmo ano.

A rádio pertencia à RFI, Radio France International.

Alguns anos depois é fundada na mesma frequência a Rádio Europa Lisboa – Estação muito voltada para a informação europeia e com uma vertente musical ligada ao Jazz.

Em 2012/13 Luis Montez compra a Europa Lisboa e o projeto é transformado em rádio Nostalgia, onde se mantém como diretora da estação, fazendo em antena uma revista de imprensa internacional durante vários Anos.

Depois o projeto é transformado em SBSR, e passa a diretora de informação de três rádios do grupo Música no Coração (SBSR, Rádio Marginal e Rádio Amália) funções que mantém até aos dias de hoje.

Sandra Pimenta

A consciência de que a rádio era imprescindível na sua vida aconteceu desde cedo. Começou a sua vida profissional pela Moda, depois o Jornalismo, mas foi quando chegou aos microfones da Kiss FM Lx, onde apresentou o Programa da Manhã, que decidiu dedicar-se por inteiro à Comunicação. Consequência desta paixão, seguiram-se rádios de renome como a Renascença onde apresentou vários painéis, mas as madrugadas da estação foi onde se distinguiu. Seguiu-se a M80 como locutora/realizadora de diferentes conteúdos e painéis da rádio.  

Como a Comunicação é um mundo vasto e sugestivo, aceitou outros desafios como o de escrever sobre quem ao longo da História, deu o seu contributo para mudar o mundo. “Vidas com Missão” foi um dos seus artigos mais impactantes que escreveu e assinou para diversas publicações.

Mais tarde assumiu a Direção do Gabinete de Comunicação da Associação SOL, cargo que a levou a conhecer outras Instituições com as quais colabora atualmente.

A paixão pela Comunicação é inquietante, inequívoca e impõe-se sempre, imprimindo características únicas a quem escolheu a Comunicação como uma forma de realização, aprendizagem e partilha. A narração de documentários e vídeos, locução de publicidade, voz de companhia e off, audio-books, jogos interativos e a sua voz como ‘imagem de marca’ de várias Instituições e marcas, fazem parte do seu dia a dia profissional. Mas a paixão pela rádio é epidérmica e imprimiu a vontade de desenhar um programa de autora que prima pela diferença – ‘mulheres.com‘,, que é hoje uma marca registada a abraçar novos desafios sempre com os Direitos humanos à flor da pele.

Com o apoio

Subscreva as notícias dos 16 dias