Violência contra mulheres e raparigas indocumentadas e a relação com o tráfico de seres humanos

Lançamento em Portugal do Relatório Mulheres Migrantes Indocumentadas na Europa: Um Capítulo Negligenciado na Proteção dos Direitos Fundamentais seguido de debate. Objetivo: Apresentação dos resultados do estudo e das principais recomendações do relatório. Especialistas irão abordar os compromissos legais, bem como as barreiras reais que as mulheres migrantes indocumentadas enfrentam no acesso aos seus direitos e à justiça.

Contexto:
As mulheres migrantes indocumentadas são um dos grupos mais vulneráveis, encontrando-se na intersecção de múltiplas formas de discriminação sistémica e violência.
Embora a Carta dos Direitos Fundamentais da UE garanta a proteção dos direitos fundamentais para todas as pessoas no território da UE, as mulheres migrantes indocumentadas encontram-se excluídas dessa proteção de facto, bem como de jure.
Durante a pandemia da COVID-19, em parceria com os escritórios de advocacia da TrustLaw (Thomson Reuters Foundation), a ENoMW – Rede Europeia de Mulheres Migrantes realizou um mapeamento jurídico sobre o acesso das mulheres migrantes indocumentadas aos direitos fundamentais em nove países europeus (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal, Hungria, Espanha, Suécia e Grécia), bem como a nível da UE. O relatório examina ainda o acesso aos direitos de quatro grupos de mulheres migrantes em risco de perder o estatuto: mulheres requerentes de asilo, mulheres migrantes vítimas de violência doméstica, mulheres vítimas de tráfico e exploração sexual e trabalhadoras domésticas.

Programa

14h30 Boas vindas
José Reis, Vogal do Conselho Diretivo do ACM

Ana Sofia Fernandes, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

15h00 Mesa redonda

Sofia Figueiredo, Akto – Direitos Humanos e Democracia

Anna Zobnina, Rede Europeia de Mulheres Migrantes

Manuel Albano, Relator do Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos

Ilidiacolina Vera Cruz, Men Nón – Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal

Alexandra Alves Luís, Associação Mulheres Sem Fronteiras

Moderação: Joana Carvalho, PpDM

17h15 Conclusões e encerramento

Inscrições até 28 de novembro aqui.

Subscreva as notícias dos 16 dias