Conversa Aberta: mulheres que usam drogas e sobrevivem a múltiplas violências convidam representantes institucionais a conhecer as suas histórias

Partilha das vivências e obstáculos sentidos pelas MUD face às violências institucionais experienciadas no acesso aos diversos serviços de saúde e sociais. Visa-se a construção de um espaço de partilha onde sejam espelhadas com profissionais e decisores políticos as “in”visíveis opressões que recaem sobre as mulheres que usam drogas, trabalhadoras do sexo, migrantes e mulheres em situação de sem abrigo.

Apresentação do espaço seguro para mulheres no GAT IN Mouraria, a decorrer todas as sextas-feiras entre as 11h e as 13h. Visa-se a aproximação das mulheres aos cuidados primários de saúde sexual e reprodutiva através da ligação aos serviços de saúde da USF Baixa, nomeadamente a consultas de rastreios de cancro do colo do útero e de saúde reprodutiva e planeamento familiar.

Simultaneamente, e de forma a mediar o acesso aos serviços da USF Baixa, no GAT IN Mouraria é proporcionado um espaço de acesso aos serviços de redução de danos para mulheres que usam drogas: apoio interpar, pequeno almoço, acesso ao dropin, material de consumo injetado e fumados, material preventivo, consultas de enfermagem, atendimentos sociais.

Subscreva as notícias dos 16 dias